Regras de como fazer uma carta de vendas

Produzir uma carta de vendas, com resultados, será a diferença entre aumentar vendas do seu produto/serviço, ou ficar no anonimato. Certamente essa peça de marketing é a maneira pela qual você abordará seu público, entretanto, para impressiona-los é preciso caprichar.

Se você possui um negócio digital, em algum momento sentirá necessidade de escrever uma carta de vendas. Para impulsionar prestação de serviços, vender um curso, ou até produto físico, uma página central especificando produto/serviço é importantíssimo para realizar vendas.

Muitas pessoas acham que apenas enviar os visitantes para um artigo de blog onde você explica sobre seu produto, é suficiente para gerar vendas. Porém, muitos empreendedores online desconhecem que, em vários casos, os visitantes não sabem o que fazer após acessar o conteúdo.

Então, para direcionar esses potenciais clientes corretamente é que foram criadas as páginas de vendas, posto que são ferramentas tão importantes quanto seu próprio site ou blog. Nesse hiato específico você falará dos benefícios do seu produto, o motivo pelo qual foi criado e também como ele ajudará sua audiência.

Certamente poderia fazer isso em um artigo ou vídeo no canal do youtube, mas a carta de vendas centralizará todos os pontos importantes do seu produto ou serviço, de modo que o público não terá sua atenção chamada para outro item e poderá explorar livremente os benefícios de adquirir, ou não, esse item.

Para pessoas que criam produtos digitais é fundamental ter uma carta de vendas bem estruturada, visto que é pela análise da carta que muitos afiliados decidem se irão, ou não, promover o produto ou serviço.

Por isso, ter uma página de vendas que apresente o produto de forma concisa e clara, é a melhor maneira de atrair pessoas para promove-lo e alavancar as vendas. Às vezes as pessoas ainda não estão certas se comprarão uma determinada coisa, quando encontram um lugar que elimine suas dúvidas, a compra é quase que imediata.

Com o propósito de alcançar clareza em sua carta de vendas, é recomendado estudar técnicas de copywriting, o termo usado para definir escrita persuasiva e empática afim de atrair as pessoas e fazer com que tomem ações pré-determinadas.

Os elementos desse tipo de escrita são diferentes dos textos comuns, e precisam ter a dosagem certa de gatilhos mentais (elementos de escrita que criam reações mentais instantâneas) a fim de não ficarem muito forçados, ou fazerem com que as pessoas repudiem o texto.

O principal elemento para vender bem por uma página de vendas online é ser o mais transparente possível, pois com a mudança de comportamento dos consumidores, as pessoas estão ficando cada vez mais atentas contra fraudes e falsas promessas.

Por isso, é bom não mentir sobre as qualidades do seu produto ou serviço, quanto mais simples forem as explicações, mais facilmente o público saberá se serve para resolver os problemas que possuem.

Estrutura básica de uma carta de vendas

Todo mundo que compra através da internet está acostumado com os moldes habituais das cartas de vendas de produtos e serviços. Geralmente um título pomposo carregado de gatilhos mentais persuasivos, um vídeo de vendas, e depois as explicações do produto em forma escrita.

Esse é o modelo padrão e é tido como o mais aceito, porém mais recentemente têm surgido novos estilos com apelo visual muito mais forte do que víamos há 2 anos. As pessoas perceberam que o ser humano é visual, quanto mais imagens e cores, mais empolgado o público fica para realizar a ação indicada no final da página (sua CTA = Call to action = Chamada para Ação = botão “Eu quero comprar”). conforme exemplo a seguir:

Depois da chamada pomposa e do vídeo de vendas, costuma haver o texto que praticamente repete tudo o que está sendo dito no vídeo. Isso se dá, porque muitas pessoas não gostam de assistir vídeos, preferem ler textos. Dessa maneira, nunca deixe de ter essa opção na sua carta de vendas.

Um elemento importante nas páginas de vendas é a parte dos depoimentos, se o seu produto é novo e ainda não possui depoimentos, considere pedir para que algumas pessoas o experimentem gratuitamente e dêem seu parecer. Dentro do marketing digital isso é chamado de prova social, e é um dos fatores decisivos que fazem as pessoas comprarem um produto ou serviço.

Ver que outras pessoas estão tendo bons resultados com um curso, ou usando uma determinada ferramenta, desperta o desejo de “eu também quero ter esses resultados”, então se o seu produto é novo, crie um grupo beta para ter depoimentos e colocar em sua página de vendas.

Englobando todos esses aspectos, é claro que você precisa ter tido resultados bons com seu produto, ou mostrar para as pessoas porque é a pessoa mais indicada para resolver os problemas de um determinado grupo de pessoas (seu público alvo).

Trocando em miúdos, para ter uma boa visibilidade e vender mais do seu produto ou serviço, é preciso ter autoridade em seu nicho de atuação. Assim, uma pessoa com problemas de obesidade, não será boa propaganda para um produto de emagrecimento. Se você ainda não ganha dinheiro na internet, ficará difícil convencer as pessoas que pode ensina-las a fazer isso.

5 Regras de como criar sua carta de vendas e vender muito

Agora que você já sabe as premissas básicas de como fazer uma carta de vendas, e quais os principais elementos imprescindíveis dentro dessa peça de marketing, está na hora de conhecer as 5 regras básicas que farão com que sua página de vendas seja memorável.

1 – Atraia a atenção do público

Quando lemos um artigo em um blog, ou uma manchete no jornal, a primeira coisa que chama nossa atenção é o cabeçalho da notícia, ou o que comumente chamamos, no marketing digital de “headline” (literalmente traduzido = linha cabeça). Assim, criar uma headline que desperte a curiosidade das pessoas em lerem o restante do texto, ou assistirem um vídeo até o final, é primordial para fazer vendas. Chamadas mais persuasivas são aquelas que mexem com a dor do público alvo.

2 – Crie empatia

Depois da chamada da sua headline, é importante criar um texto que crie empatia no público, as pessoas precisam gostar do seu vídeo e também do seu texto. Procure se colocar como uma pessoa comum que tinha o mesmo problema que elas e que conseguiu resolver esse problema usando o seu produto. Essa é a base de todas as cartas de vendas, elas são um depoimento master de como o criador conseguiu vencer uma dificuldade mútua, usando sua criação. É dentro desse discurso que você mostrará para as pessoas que seu produto ou serviço funciona para resolver a dor delas.

3 – Faça um vídeo persuasivo

Algumas pessoas acham que nem todas as cartas de vendas precisam ter vídeos, e na verdade isso está diretamente ligado à maneira de atender o público. Algumas pessoas não gostam de assistir vídeos e outras não gostam de ler textos, assim ficou instituído que ter um vídeo dentro da página de vendas, é uma maneira de atingir todos os tipos de público. Procure mostrar de forma agradável e divertida que o seu produto ou serviço foi feito sobre medida para aquele público, use expressões comuns do dia a dia, seja natural e, se for aparecer, sorria sempre, as pessoas gostam de atitudes positivas.

4 – Elimine todas as dúvidas

Não existe nada mais frustrante do que ler uma carta de vendas enorme e ainda ficar com dúvidas. Para isso crie um FAQ (FAQ = Frequent asked questions = perguntas feitas freqüentemente), do seu produto. Geralmente, as pessoas querem saber como funciona a plataforma de pagamento, se o produto será enviado pelo correio, como elas podem tirar dúvidas. Leia outras cartas e procure responder essas perguntas baseando-se no seu produto e o que ele oferece. Imagine suas dúvidas se você se deparasse com sua carta de vendas.

5 – Dê garantia do seu produto

O melhor depoimento para seu produto ou serviço é a garantia de satisfação do cliente. A maioria das plataformas que hospedam a venda de produtos digitais tem, por lei, uma garantia de trinta dias para a devolução do dinheiro do cliente. Isso significa que a pessoa pode experimentar o produto e se não ficar satisfeita pedir um reembolso no prazo de trinta dias após a compra. Pessoas que confiam no produto que criaram, dão essa garantia sem medo de receberem pedidos de reembolso. Por outro lado, os reembolsos pedidos poderão ser um termômetro de que algo precisa ser melhorado no produto ou serviço, fique atento.

O texto acima mostrou como fazer uma carta de vendas é primordial para ter sucesso financeiro em seu empreendimento. Seja qual for seu produto ou serviço, é preciso coloca-lo em uma embalagem que atraia as pessoas, e essa embalagem é sua página de vendas.

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Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

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