Networking no mundo digital

Como conseguir parcerias para alavancar seus negócios com Networking no mundo digital 

Quando falamos em Networking no mundo digital e, principalmente quando traduzimos a expressão (Networking = trabalhando em rede, marketing = propaganda) logo pensamos nos esquemas de pirâmides que fizeram a miséria de muitas pessoas algum tempo atrás.

Dentro desse tipo de prática, existem dezenas de empresas que aumentam suas vendas através do esquema de recrutamento de pessoas, que são atraídas para a suposta venda de produtos de consumo que podem ser cosméticos, produtos para saúde, suplementos e outra infinidade de produtos.

Porém, o que realmente acontece é que a pessoa só ganha mesmo dinheiro se indicar mais pessoas que vão ficando “abaixo” dela em uma escala hierárquica imaginária. Os ganhos ? Vêm do número de pessoas que forem recrutadas, os produtos são apenas uma forma “lícita”, de tornar o negócio atraente.

Atualmente o conceito está sendo, digamos assim, revisitado e muitas pessoas já usam a expressão referindo-se aos empreendimentos que usam parcerias como a principal forma de alavancar seus negócios e aumentar o faturamento.

Dentro desse segmento de empresas e empreendedores, podemos encontrar a mais variada gama de produtos e serviços que usam outros negócios para se tornarem mais fortes e conquistarem uma fatia maior do mercado. Aqui, o conceito atualíssimo de “juntos somos mais fortes”
agrega valores e experiências que se somam, para multiplicarem resultados.

Desde os primórdios da civilização, o homem faz parcerias para ter melhor qualidade de vida. Os homens das cavernas descobriram que viverem todos juntos proporcionava mais segurança, mais força e uma maior quantidade de alimentos, finalmente agora atualmente as empresas tentam, cada vez mais, fechar acordos com fornecedores e outros empreendimentos do mesmo segmento, a fim de prestarem atendimento diferenciado a seus clientes.

O principal motivo para uma empresa que vende produtos, ou presta serviços precisar de parceiros de negócios, certamente, está no novo comportamento que o consumidor em geral apresenta.

Por outro lado, a possibilidade de fazer compras através da internet, criou um perfil de cliente mais exigente e que sabe exigir um tratamento especial, como comprador que é.

Anteriormente, quando o comércio era apenas físico, as pessoas não tinham paciência ou disposição para ir de loja em loja procurando qualidade e preços acessíveis, isso fazia com que as marcas mais famosas, e que podiam investir mais em propaganda, fizessem maior número de negócios.

Entretanto, hoje com apenas um clique, o consumidor consegue encontrar o produto ou serviço que deseja, pelo preço que pode pagar e ainda recebe tudo no conforto de sua casa. Inegavelmente, agora quem domina o mercado é aquela empresa que presta um serviço melhor e diferenciado.

O consumidor já sabe que uma reclamação, em algum fórum específico, pode colocar uma empresa, até mesmo famosa, em maus lençóis. Como resultado, as empresas aprenderam a não tratarem seus clientes como números apenas, ocasionando um grande avanço nas transações de compra e venda.
O mundo dos negócios mudou e muda todos os dias a passos largos, e quem não acompanhar essa evolução estará colocando seu empreendimento em risco.

Mundo digital e networking, um precisa do outro para crescer Da mesma maneira que a tecnologia mudou o perfil de comportamento dos consumidores, também criou novas formas de propaganda para indústria, comércio e prestação de serviços.

As principais ferramentas disponíveis são as poderosas redes sociais que possuem tráfego de milhões de possíveis consumidores, diariamente. Uma indústria, loja ou prestação de serviços que não possui perfil nas redes sociais perde a chance de interagir com milhares de clientes novos todos os dias.

Muitas pessoas fazem buscas de produtos e serviços através das páginas do facebook, ou ainda através de vídeos no youtube, o google recebe buscas desse tipo a cada minuto, e para atender esse mercado ávido por comprar, é preciso ter um bom planejamento de marketing digital.

Antigamente, bastava veicular um anúncio de página inteira nas revistas e jornais de maior circulação para atrair novos clientes, hoje esses anúncios precisam estar onde o público passa a maior parte do tempo: na internet.

A mesma peça de marketing pode ser veiculada na página de buscas do google, na timeline do facebook, ou nos vídeos do youtube, todas as redes sociais possuem, atualmente, uma maneira de anunciar e o custo pode ser infinitamente menor que a página na revista, ou jornal de grande circulação.

Com a tecnologia avançada, hoje, praticamente todas as páginas da internet são responsivas, ou seja, as pessoas têm acesso a tudo na palma da mão, já que os layouts se adaptam às telas menores dos smartphones e também aos tablets, notebooks e computadores de mesa.

Para aparecer mais para seu público é preciso interagir nas redes sociais, postar vídeos, responder comentários, fazer com que sua marca entre na cabeça do consumidor e se solidifique como autoridade dentro do nicho de mercado de atuação. Usar a internet corretamente, a seu favor, é a forma mais inteligente de investir em propaganda.

A principal regra é tratar bem os clientes e todos os prospectos, pois da mesma maneira que a rede serve para alavancar negócios, um comentário desfavorável pode colocar um empreendimento inteiro em risco.

Assim, tenha um planejamento sólido das etapas da sua loja ou prestação de serviços, faça um acompanhamento de pós vendas, procure saber quais são as dúvidas do seu público e como você pode resolvê-las, apresente soluções fáceis e acessíveis, seja transparente e idôneo nas negociações para deixar seus clientes satisfeitos.

Networking marketing – 5 dicas para encontrar parcerias que sejam úteis para seu negócio

Quando falamos de parcerias, precisamos entender bem o conceito que designa a obtenção de acordo com negócios ou pessoas que possam ajudar, de alguma maneira, o crescimento do seu empreendimento.

Como regra geral e de ouro, a principal mentalidade para esse tipo de alavancagem através de parceiros precisa contemplar uma relação de ajuda mútua, onde todos possuem direitos e deveres, e ganham com isso.

1 – Nicho de atuação

O primeiro ponto para encontrar uma empresa parceira, é que ela deve atuar no mesmo nicho de mercado que o seu, principalmente se o relacionamento for do tipo representativo, quando esse outro negócio será um representante da sua marca e produto. Atuar no mesmo nicho de mercado trará uma experiência maior para ambas as parceiras, que poderão usar o conhecimento de cada uma individualmente em seus projetos e planejamentos.

2 – Complementação de experiências

A melhor maneira de ter uma parceria com resultados amplos, é encontrar parceiros que tenham experiências diferentes das da sua empresa. Assim se o forte de sua empresa é logística e existe deficiência em pós-vendas, o ideal é encontrar um parceiro que tenha muita experiência e sucesso onde você possui dificuldade. Dessa maneira, um negócio complementará o outro, sendo benéfico para ambos. Não é necessário dizer que, encontrar uma empresa que tenha as mesmas experiências que as suas, poderá gerar uma parceria insatisfatória para ambos.

3 – Vantagens mútuas

Na hora de procurar um parceiro, é preciso ter em mente quais vantagens e seu negócio poderá oferecer para ele. O sistema de networking marketing funciona melhor quando as duas partes têm vantagens iguais, isso refere-se à bagagem intelectual e também à parte comercial que, geralmente, é o principal motivo que leva empresários a procurarem colaboradores no mercado. O ideal é estabelecer volumes de ganhos gradativos, para haver tempo de averiguar as métricas, e perceber se a parceria está dando resultados bons para os dois lados.

4 – Reputação

Quando encontrar uma empresa que tenha requisitos básicos para estabelecer parceria com seu empreendimento, verifique a reputação dela dentro do mercado e nicho de atuação.

Esse cuidado é primordial, para que não corra o risco de ser vinculado com alguma marca, que não seja bem vista pelos consumidores. Para fazer uma pesquisa bem detalhada, procure informações em sites de reclamações e também nas redes sociais, se houverem demandas com consumidores finais, perceba como elas foram tratadas pela empresa em questão e, se os clientes ficaram satisfeitos com a solução encontrada. Tome cuidado para não colocar sua marca perto de parceiros duvidosos.

5 – Independência

Seja qual for a necessidade do seu negócio, nunca estabeleça uma parceria que te deixe sem saída, no caso da falta de cumprimento de deveres. Assim, se a necessidade de negócio for feita com um fornecedor de produto ou insumo, tenha sempre uma outra opção para não se ver às voltas com a falta desse material. Antecipar dificuldades é uma das características do empreendedorismo, não para ficar pensando em problemas, e sim para encontrar soluções a contento antes das coisas ficarem irremediáveis (o famoso plano B), afinal imprevistos acontecem para todos.

Quando não podemos aumentar nosso próprio empreendimento, seja por falta de recursos ou outro motivo qualquer, a melhor maneira de não ficar estagnado no mercado é encontrando parceiros que ajudem no crescimento desejado e que também possam se beneficiar com o que você tem para oferecer.

Micro empresários e empreendedores solo são os principais adeptos desse tipo de negócio, onde a força de um, supre a carência do outro. Se o seu negócio tem experiência em algum segmento especial, considere a possibilidade de abrir essa qualidade para que outros empresários também se beneficiem, criando um networking marketing efetivo e de sucesso.

Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

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